Virado em Obra ou Dosado em Central - Custo Comparativo

Parâmetros Básicos: Para Cálculo do Concreto Virado em Obra Materiais: De acordo com a NBR 12655 "Preparo, Controle e Recebimento de Concreto", para a condição C, (fck15MPa) exige-se um consumo mínimo de 350kg de cimento/m³. Considera-se ainda perdas de 4% para o cimento, 5% para a brita e 20% para a areia, decorrentes da manipulação, quebra de sacos, lavagem da areia pela ação das chuvas etc. Mão de Obra: Para  o preparo do concreto, o custo da mão de obra varia entre 13%  e 27% do custo dos materiais (13% para pequenas cidades e 27% para grandes  centros), segundo dados fornecidos por engenheiros, mestres de obra  e outros profissionais da área de custos.

Equipamentos instalação/Manutenção: Consideram-se custos de amortização, desgaste ou locação de betoneiras, padiolas, pás, depósitos de cimento, mobilização, transporte, montagem e manutenção dos equipamentos, gasolina, força, óleo, limpeza, lubrificação e reparo.  Este custo varia entre 1% e 3% do custo dos materiais.

Controle Tecnológico: A NBR 12655 determina que a dosagem experimental  é obrigatória para concretos com fck 15MPa ou superior.  Para isto, deve-se contar com um laboratório para se estudar iodo o material é elaborar o traço.

Deve-se ainda moldar corpos de provas do concreto da obra e rompê-los em prensas especiais, para se atestar se o concreto atingiu a resistência especificada pelo calculista. A NBR 12654 lista todos os ensaios que devem ser realizados. Todos os resultados de ensaios dos materiais e do concreto devem ser arquivados no canteiro de obras, à disposição da fiscalização e, preservados de acordo com a legislação vigente. Este custo varia entre 5% e 10% do valor dos materiais.

Despesas Administrativas: Referem-se aos custos do apontador, telefone, administração, contabilidade etc, Neste caso, é considerado como variando entre 8% e 12% do subtotal (materiais / mão  de obra / equipamentos/controle tecnológico).

Veja abaixo o cálculo.

 tabela artigo

ico end   Av. Prof João Machado, 2823, Capim Macio | Natal RN
ico end   Rua Tabeliã Maria da Cuz, 120 - Distrito Industrial Macaíba

instaorcamento

whats ico